sexta-feira, 19 de março de 2021

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS



 

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS - FUNDADORA E 1ª PRESIDENTE, EM 22/04/2000 E REELEITA EM 18/04/2008

 

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS, no dia 22 de abril de 2000, criou a ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RIO GRANDE DO NORTE pedagoga e escritora que fundou a Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte, a qual tem sido modelo para a fundação de outras academias femininas pelo Brasil afora. Zelma recebeu do Senado Federal, a requerimento do Senador Arthur Virgilio, voto de aplauso “pelo trabalho cultural que vem desenvolvendo naquele Estado” e o reconhecimento como órgão de utilidade pública, titulo concedido por nossa Assembléia Legislativa, dentre outras homenagens.
Agora, surpreendentemente, nos brinda com o MEMORIAL DA MULHER (primeiro e único no mundo do gênero) que reúne em um anexo a sua residência, todo o acervo coletado durante mais de uma década de pesquisas sobre as mulheres do Rio Grande do Norte, do Brasil e do mundo, que fizeram história, cada uma do seu jeito e no seu tempo quebraram tabus, reviraram costumes e abriram caminhos para muitas conquistas da mulher brasileira e, ora, habilmente, fazendo-as vivas para nosso convívio neste século XXI de novidades, mutações aceleradas e invenções, trouxe-as para nosso tempo, para o encontro com aqueles que não as conheceram e para o reencontro com aqueles que tiveram o prazer de com elas privar.
Nessa viajem arquicentenária, Zelma, mulher audaz, irrequieta, buliçosa, decidida, capaz, lutadora, empreendedora, esmiuçadora, encarna uma a uma, nossas mulheres, arrancando-lhes a alma, desnudando-as, enfeitando-as para esta festa cultural.
Zelma é considerada como o mandacaru que embeleza nosso sertão de terra rachada e sobrevive as intempéries, surpreendendo-nos, sempre, com uma nova flor. Assim é você, Zelma, presente, em cada página da história da mulher potiguar.

 

FONTE - INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O HOMEM DE BOM CARÁTER DESPREZA A FALSIDADE

Arquivo do blog

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS

  ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS - FUNDADORA E 1ª PRESIDENTE, EM 22/04/2000 E REELEITA EM 18/04/2008   ZELMA BEZERRA FURTADO DE M...